sábado, 10 de abril de 2010

Dia 5 | Encantos de Icó e chegada no Cratin de Açúcar

 Na "singela" praça de Icó

A quinta-feira foi um negócio corrido demais! De manhã demos uma breve caminhada em Orós, que estava com aquele calorzinho básico já às 8h. Conhecemos uma igreja de arquitetura bem interessante por lá. O Tarcísio gamou. Às 10h20 partimos de topic para Icó, pois o ônibus para o Crato só saía de lá. E Icó foi uma agradabilíssima surpresa!

A entrada da cidade tem um cemitério enorme e muito bonito, mas não chamou a atenção. Fiquei pensando "eeeeras, achei que Icó fosse mais bonitinha...". Deixamos as malas num guarda-volumes da rodoviária (R$1,00 por volume) e saímos pra passear em Icó. Pois pensem na surpresa! De repente entramos numa ruazinha e eu disse "olha, Tarcísio, que rua lindinha!". Fomos andando por ela e descobrimos uma histórica Icó, repleta de um belo colorido estampado nas milhares de casas, lojas e estabelecimentos, com o típico estilo art deco do interior do Ceará. A gente até brincou dizendo que era o Pelourinho daqui. Caí em tentação e depois de tempos na abstinência de refrigerante, dei-me o luxo merecido de uma coca-cola bem geladinha!

 A rua lindinha

Histórica Icó

Muita Art Deco

Tarcísio na sprite

Confesso que pequei

Andando mais à frente, fomos bater na praça de Icó, que é de longe a maior praça que já vi na minha vida, e aposto que é a maior do Ceará. Meu povo, é enoooorme! Ela tem quatro igrejas: três católicas e uma batista, daí vocês tiram... Entramos em duas delas (católicas), e eram muito bonitas. Tinham um estilo meio árabe, sabe-se lá por quê.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim na ponta da praça de Icó

Essa ficava no meio da praça

E essa era a catedral, no final da praça!

Na caminhada acabamos chegando no mercado antigo de lá, que é patrimônio tombado pelo IPHAN, e lá conhecemos uma dupla de vendedores de artigos de couro... conversadores que só eles! Girlene e Vo(a)lmir (em cada documento, seu nome está escrito de um jeito!), gentes muito boas, com quem proseamos sobre cultura, política, economia (pois num é!) e religião. Até o Felipão (sim, o do Forró Moral) entrou no assunto. Quase compro um chapéu de vaqueiro, mas resolvi economizar para o Seu Expedito ^^.

Girlene e Seu Vo(a)lmir

O almoço foi uma maravilha! Comemos num estabelecimento que não tinha nome, mas quem atendia lá era a Liduína, uma morena de olhos verdes super simpática que adorou a gente e achou estranho o Tarcísio não comer carne (ahahaha). Pra ela, ser vegetariano não é coisa de cearense. Comemos uma pratada de arroz, feijão de corda, cuscuz e carne por R$ 3,50 mais a cajuína, e ainda ganhamos desconto! E ainda teve mais: eu, muito lesada que sou da vida, disse a ela que nunca tinha comido fígado de porco, aí ela trouxe um pouquinho pra eu provar... quando fui ver, era sarrabulho! Pois é, eu não sabia que sarrabulho era fígado de porco, podem rir de mim. O importante é que ela foi um doce de pessoa.

Comida boa e barata

Bem, pegamos o ônibus para o Crato e vimos a diferença de paisagem entre Sertão e Cariri... Cariri é mais verde e tem uma cara de serra. Vimos um agradável por-do-sol na estrada. Descemos na rodoviária de Juazeiro (por sinal muito bonitinha), onde fomos recebidos pela minha colhega Ana Lígia (Na Léegia) e o pai dela, Seu Antônio, uma pessoa maravilhosa, e de lá finalmente chegamos no Cratin de açúcar!


Eu vou pro Crato
Já não fico mais aqui
Cratinho de açúcar
Coração do Cariri
(Luiz Gonzaga)

Hoje a noite já foi massa: encontrei o Guto Bitu, meu amigo cordelista e artista plástico, lá na Praça da Sé, e de lá caminhamos até o Sesc Cariri, onde as meninas do Fulô de Araçá, banda de chorinho de Fortaleza composta só por mulheres, estava se apresentando. Terminada a apresentação, fomos todos para a Taberna, do ladinho do Sesc, e ficamos conversando conversa de doido (Bitu e Tarcísio na mesma mesa) com cerveja pra eles e caipirinha pra mim. Começou a chover e acabamos fazendo amizade com as meninas da banda! Conheci a Bárbara, filha do Tarcísio Sardinha, e inclusive combinamos um forró! Enfim, ma-ra-vi-lha! A noite terminou na cozinha da casa de "baroa" da Ana Lígia, com a gente compartilhando presepadas de nossas vidas. Adooro!

 Fulô de Araçá no Sesc Cariri - Crato

 Grande Bitu, no estilo cabeludo!

Um comentário:

  1. heeeeeey, tu sabia que em icó foi fundado o primeiro teatro do ceará? e que na festa de inauguração ninguém foi? pois é! ehehehe! as pessoas ficavam olhando de suas casas pelas frestas das janelas quem ía primeiro! como ninguém se atreveu aê já viu... =D

    ResponderExcluir